Do It Yourself: Decoração chique e funcional com tubos de aço

Tubos de aço têm sido aproveitados em projeto de decoração, demonstrando versatilidade e praticidade em uma série de estruturas. Já é tradicional o uso de tubos de aço na arquitetura, em grandes e modernas estruturas, mas o mercado da decoração de interiores tem elaborado alternativas simples e baratas que aproveitam o material e dão uma cara nova aos espaços domésticos.

Combinar tubos de aço com materiais e texturas, como diferentes tipos de madeiras rústicas pode acrescentar um toque moderno e eclético aos ambientes. Aventure-se em um projeto Do It Yourself – Faça Você Mesmo criado a partir da reciclagem de materiais, utilização de madeira de demolição, criando um cenário inspirado em uma paisagem interior com um toque urbano-industrial rústico. Para isso, basta instalar prateleiras de madeira apoiadas em tubos de aço que conectam a borda frontal do chão ao teto.

cj695decovivi_113

Funcional, com estilo

As prateleiras são um tipo de móvel que apela ao utilitarismo, e também ao estilo. Servem para armazenar livros e objetos de decoração, deixando peças de bom gosto à mostra, sem ocupar grande espaço. Segundo o arquiteto e decorador Igor Soares, estantes e prateleiras são práticas e econômicas, além de otimizarem espaços. “Elas são ideais para ambientes pequenos, combinam com qualquer tipo de decoração e podem servir para substituir armários, pois são uma opção mais barata”.

A utilização de tubos de aço na decoração pode ser uma forma diferente de criar um ambiente com estilo. Essa tendência de utilizar materiais de construção e demolição expostos como tijolos, tubos, madeiras, em texturas ásperas e de cores sóbrias é uma oposição ao urbanismo clássico, mas sem deixar de ser trendy ou clean.

O estilo industrial na decoração se desenvolveu entre as décadas de 1950 e 1970 quando grandes galpões, armazéns e estúdios passaram a ser habitados, transformando esses espaços em lofts de pessoas fashionistas e ligadas ao mundo da moda e da arte. Os tijolos, alvenaria e tubulações aparentes, madeiras, metais, concreto e cimento queimado passaram a ser apropriados como elementos desse estilo contemporâneo, que dispensava paredes e separações para a criação de ambientes mais integrados e mais amplos. Para Igor Soares, “o estilo industrial corresponde a um estilo mais bruto, mas contemporâneo, que mistura itens mais caros com elementos mais baratos, e apela bastante para a reciclagem e reaproveitamento de materiais.”

 6

Passo a passo

Para a estrutura da estante basta utilizar tubos de aço que podem variar de tamanho, de modo que os menores possam servir de apoio para as madeiras das prateleiras, cujo espaço entre si também pode ser o mesmo ou variar. É importante adquirir também Ts de metal, para conectar a estrutura frontal à traseira nas laterais das prateleiras, e flanges para servir de pés de apoio para a estrutura, além de fixá-la à parede. Rosqueie as peças para montar a estante, e perfure a parede para fixar os terminais dos flanges à parede, garantindo mais estrutura e segurança.

Já em relação à madeira, é importante lixá-la para retirar fiapos. Envernizar ou pintar é opcional, mas a ideia é deixar a peça com um toque rústico, e seria mais interessante deixar a cor original da peça. Os canos também podem ser pintados com spray próprio para metais, em tons de cobre ou chumbo, e ainda preto. Uma ideia interessante para dar um toque a mais à estante é decorá-la com luminárias de neon, led ou as típicas luzes pisca-pisca de natal, entremeadas entre as prateleiras, tanto na frente do móvel, quanto na parte de trás.

A estante pode ser criada em uma versão suspensa também, e o efeito fica muito interessante se for contraposto a uma parede de cimento cru, cuja textura pode ser atingida também com pintura que reproduz esse efeito. É possível adaptar esse projeto para criar outros objetos com o mesmo estilo, como mesas laterais, escrivaninhas, aparadores. Tubos de aço também podem ser utilizados como base para luminárias, porta-toalhas, bancos ou outros objetos que a imaginação sugerir.

tbind

DSC08395 (1)

coz-indus-2

inspiracao-estilo-industrial-01

 

 

 

 

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *