ar-condicionado: escolhendo e mantendo + nossas escolhas pra casa

Seja por conforto ou necessidade, o investimento em um ar-condicionado para a casa vale muito a pena se for planejado. Existem modelos ideais para cada situação e ambiente, por isso é muito importante atentar a alguns detalhes antes de realizar a compra.

Foto: Shutterstok
Fonte: Shutterstock

Você pode optar entre três tipos: ar-condicionado de janela, split ou portátil. O primeiro é o modelo clássico, que necessita de um buraco na parede para instalá-lo. O equipamento de janela costuma ser o mais barulhento, porém o mais barato e indicado para quem mora em apartamento.

O ar-condicionado split é o modelo do momento, sofreu uma grande popularização e, consequentemente, queda no preço. Seu nome em inglês significa “dividir”, pois o modelo possui duas partes, uma interna (para refrigerar o ar) e uma externa (para canalizar o barulho). Por conta dessa divisão, sua instalação costuma ser a mais cara e a que requer mais espaço, por isso é indicada para casas e cômodos maiores. Assim como o de janela, é necessário o buraco na parede. Existe também a tecnologia Inverter, que foi criada para reduzir o consumo do split.

Já o ar-condicionado portátil tem sua principal vantagem no nome: pode ser transportado e não necessita de gastos com instalação ou furos na parede. Entretanto, a maioria dos modelos é pesada, faz barulho e consome muito mais energia.

Após decidir o modelo, é necessário escolher o ambiente para a instalação e, com base nisso, calcular a potência ideal do equipamento. A potência dos ares-condicionados é medida em BTUs (Unidade Térmica Britânica): 1 BTU é a quantidade de frio necessária para baixar a temperatura de meio litro de água para 0,56 °C. Existem diversas calculadoras de BTU no Google, basta encontrar a que te agrada mais.

02
Fonte: abcnews

Pronto, você adquiriu seu ar-condicionado. Sofrer com temperaturas extremas nunca mais! E agora, como limpar e manter o equipamento da maneira correta? A falta de higienização desse aparelho pode causar alergias e irritações respiratórias, por isso é muito importante manter o filtro do ar limpo. O filtro é uma tela que retém a sujeira do ar, e é indicado retirá-lo e limpá-lo com água uma vez por mês.

O ideal é contratar um profissional para realizar a limpeza total do equipamento com produtos específicos duas vezes ao ano. Não esqueça de retirar o cabo elétrico da tomada antes de manusear o ar-condicionado! Pronto, agora é só aproveitar sua casa com a temperatura mais confortável.

Esse post foi uma contribuição do Buscapé para o blog Muita Calma Nessa Obra.

nossas
Para nossa sala integrada
com sala de estar + sala de jantar + cozinha, escolhemos um modelo Split de 24.000 BTU, para dar vasão dessa área aberta toda! E deu! O ambiente fica super geladinho, mesmo sendo todo aberto e ainda tendo o corredor.
Marca:  Midea HiWall Vize 24.000 BTU
casa34
 

Para nosso quarto, que é pequeno, escolhemos um modelo de 12.000 BTU, e também ficamos muito satisfeitos.
Marca: Midea Liva 12.000 BTU
casa11
 

Para o nosso escritório, que tem 30m2 em cada andar, colocamos o mesmo da sala, com 24.000 BTU no primeiro andar, e um que já tínhamos de 18.000 BTU no segundo andar.
O primeiro andar fica SUPER GELADO, já o segundo, fica geladinho até a metade do cômodo, o que não tem problema pois no fundo fica apenas o estoque.
Marca: Midea HiWall Vize 24.000 BTU e LG 18.000 BTU
es

 

Esse post foi uma contribuição do Buscapé para o blog Muita Calma Nessa Obra.

Comentários

comentários

3 comentários sobre “ar-condicionado: escolhendo e mantendo + nossas escolhas pra casa

  1. Que legal saber mais sobre o assunto, e deu pra ter uma ideia da potência dos modelos q vcs escolheram pelo tamanho dos cômodos, sempre foi uma dúvida que tinha! No meu novo apê colocaremos splits na casa toda também e tô pesquisando muuuito!
    Beijoo

  2. Aqui no Rio não tem como meeeeesmo viver sem ar! Também tenho um Midea aqui em casa e adoro! Não conhecia a marca antes de comprar, e fiquei meio receosa, mas não me arrependi!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *